top of page

SÃO FRANCISCO DO SUL

  • Foto do escritor: Luana Maschio
    Luana Maschio
  • 13 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024

Me mudei para uma das cidades mais antigas de Santa Catarina e tenho motivos claros na minha trajetória para isso e vou mostrar para vocês as relações possíveis que me trouxeram até aqui.


No meu primeiro dia de aula do curso de arquitetura, em 2013, a professora de História perguntou:


POR QUE VOCÊ ESTÁ AQUI?


E cada aluno se levantou e foi até a frente da sala dizer.


Eu, tímida, com meus 20 anos disse: Estou aqui porque eu sou apaixonada por arquitetura histórica e eu acho um descaso a forma com que tratamos o passado.

Destaco que fiz um intercâmbio estudantil com 17 anos, ano de 2011 em uma cidade Chilena pós terremoto e fiquei bastante chocada com a maneira com que construções históricas importantes para o país foram simplesmente descartadas. Isso me tocou de uma maneira profunda.

Eu quis entender os erros e acertos que cometemos no passado e construir uma nova história a partir disso. Preservar a memória e renová-la.


Foto De Carlos Varela - originally posted to Flickr as Museo Bellas Artes Earthquake in Chile, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9599269


Iniciei o curso de arquitetura e urbanismo, o curso correu e quando chegou o momento de fazer o trabalho de conclusão de curso, o qual me faria arquiteta, eu segui meu coração e criei um projeto de museu histórico dentro do primeiro galpão graneleiro construído na minha cidade natal, Campo Mourão, PR, pertencente à maior cooperativa da América Latina: COAMO.

Revitalizar a construção do galpão existente (de tijolo à vista até hoje) e dar um novo uso para ela, já que a própria conta a história da cidade e da cooperativa.

Essa foi minha proposta em 2017, criar um museu histórico empresarial em um edifício existente da própria empresa.


Foto de acervo pessoal do trabalho de conclusão de curso, arquivado no repositório da universidade juntamente com o artigo de defesa de tese. https://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/417/1/luana%20Maschio%20Gon%C3%A7alves%20Barbosa.pdf



Em 2019, ja formada, fiz minha primeira participação em um projeto grande para a cooperativa de crédito Sicredi, onde a premissa era revitalizar uma ruína histórica na cidade de Tatuí, SP. Construímos um novo pavilhão acoplado ao antigo e essa agência se tornou um ícone dentre as agências construídas pela empresa. Meu escritório foi contratado juntamente com outro arquiteto que já trabalhava na empresa, para dar forma a este desejo de preservar o edifício.


Imagem aérea tomada antes de iniciarem as obras. Acervo interno da cooperativa.


Então a proposta foi a criação de uma agencia que abraçasse a ruína restaurada e tivesse uma ala nova, que as duas fossem contraponto, mostrando como eram os detalhes construtivos antigamente e como são agora, o antigo e o contemporâneo respirando e interagindo juntos, em harmonia.


Imagem da obra concluída. Acervo interno da cooperativa. Link do vídeo sobre a obra: https://www.youtube.com/watch?v=1cZupt8NFpo


Eis que em 2024 eu me mudei para uma das cidades mais antigas do Brasil: São Francisco do Sul, Santa Catarina.


Foto da rua da minha nova antiga casa.


Moro a uma quadra do Iphan, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional.


Sinto que farei história nesse lugar.


Cheguei.

Comments


  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

© 2025 por Maschio Arquitetura.  All rights reserved.

bottom of page